APRIMORAMENTO PRÁTICO EM ENFERMAGEM INTRA-HOSPITALAR

Através desse curso, o aluno será capacitado para lidar com situações de urgência e emergência em diversos cenários assistenciais. O curso será ofertado na modalidade de teoria e prática no Pronto Socorro da Santa Casa de Montes Claros.
APRIMORAMENTO PRÁTICO EM ENFERMAGEM INTRA-HOSPITALAR

Conteúdo Programático

  • Prestar assistência de enfermagem ao paciente pediátrico e adulto na unidade de urgência/emergência;
  • Identificar problemas de enfermagem;
  • Prescrever e executar os cuidados de enfermagem;
  • Cuidado de enfermagem a pacientes de alto risco em Urgência e Emergência;
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em Urgência e Emergência;
  • Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco com base no Protocolo de Manchester;
  • Manipulação dos equipamentos utilizados na Urgência e Emergência;
  • Observar, identificar, diagnosticar e intervir, realizando o cuidado terapêutico em âmbito individual, grupal, familiar e comunitário norteados pela abordagem da enfermagem ética, científica e humanística;
  • Conhecer os principais medicamentos utilizados na Unidade de Emergência (indicações, vias de administração, reações adversas).

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver conhecimentos, habilidades, competências e atitudes necessárias à prática profissional na área da saúde,
  • Possibilitar aos enfermeiros e acadêmicos de Enfermagem o desenvolvimento da capacidade crítica, reflexiva, participativa e transformadora, bem como a oportunidade de aperfeiçoar habilidades específicas em situações de  urgência e emergência no Pronto Socorro;
  • Aperfeiçoar as práticas do cuidado em Urgência e Emergência ao profissional enfermeiro e ao acadêmico em formação para inserção no mercado de trabalho.

Duração: 04 dias

Valor: R$ 360,00

Instrutores

Thiago Guimarães

Possui graduação em Enfermagem - Faculdades Integradas Pitágoras (2006). Pós-graduado em Urgência e Emergência, Terapia Intensiva e Traumatologia (2010). Atualmente integra o Núcleo de Educação Permanente do Samu-Macronorte, como instrutor teórico-prático, com ênfase em situações realísticas dos serviços de treinamentos internos da equipe multiprofissional e serviços de treinamentos externos em demais instituições, tendo como função capacitar e reciclar. Preceptor de estágio nas Faculdades Santo Agostinho, no curso de Enfermagem, no estágio hospitalar nas clínicas médicas, cirúrgicas e pronto socorro; tutor do curso de Medicina das Faculdades Pitágoras, pelo Samu-Macronorte;  certificado pelo Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa em treinamento teórico-prático realístico no atendimento a situações clínicas cardiológicas, respiratórias e traumatológicas.

Observações:

O Instituto de Pesquisa e Ensino Imaculada Conceição- IPEIC- Hospital Santa Casa Montes Claros reserva-se o direito de alterar o cronograma do curso e de, eventualmente, substituir algum professor em razão de imprevistos que fujam ao seu controle, assumindo o compromisso de comunicar previamente o aluno.

O Instituto de Pesquisa e Ensino Imaculada Conceição- IPEIC- Hospital Santa Casa Montes Claros reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja número de matriculados que justifique a sua oferta.